O ISLAM EM JUÍZ DE FORA - MG



A Sociedade Beneficente Muçulmana de Juiz de Fora localiza-se no Centro Comercial da cidade, ponto de grande circulação de pessoas, em sua maioria comerciantes, estudantes e moradores da região. A SBM está instalada em uma loja comercial dentro duma galeria, onde ocorrem as tradicionais reuniões - às sextas-feiras em horário de almoço- além de outros eventos ao longo do calendário muçulmano. O islamismo em Juiz de Fora, constitui, assim como no restante do Brasil, uma religião“quase étnica” , por ter chegado ao Brasil com a vinda dos libaneses, instituindo-se como uma religião restrita ao cunho pessoal e familiar e abrindo-se, mais recentemente, para a conversão de fiéis.

A comunidade atualmente possui 70 membros, entre ativos e não-ativos, que serão descritos posteriormente. A maioria, mas não a totalidade, é de brasileiros convertidos ao Islã. O Sheik é de origem moçambicana e está em Juiz de Fora desde 2006.

A SBM em estudo mantém contatos com outras mesquitas - principalmente a de Belo Horizonte, Minas Gerais, por sua proximidade - além de outras comunidades, mesmo as que não têm ainda um espaço devidamente reservado para a reunião dos muçulmanos, a exemplo da comunidade de Varginha, para que sejam angariados recursos para a construção ou aquisição do mesmo.

Devido à sua localização privilegiada, como descrito acima, e pelo horário das orações, a “mesquita” é bem visível aos olhos dos cidadãos que passam pela galeria onde se localiza. Os cartazes chamam a atenção para a identificação do local como um lugar onde as pessoas podem conhecer a religião islâmica e perder os preconceitos com relação a essa crença.

Fragmento retirado do texto "A Comunidade Muçulmana em Juiz de Fora" de Jayme Almeida Schmitz, da UFJF.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP