O ISLAM EM MARINGÁ - PR

Mesquita de Maringá em foto da entrada

Seguindo nossa série sobre as comunidades islâmicas brasileiras, chegamos a mais uma cidade paranaense, Maringá, onde reside uma das primeiras comunidades que eu tomei conhecimento. Esse artigo é baseado em um trabalho da autora T. Damasceno, que foi publicado na revista estudantil da Universidade de Maringá (UEM).

A cidade de Maringá, localizada no norte do estado do Paraná tem cerca de 400 mil habitantes e conta com cerca de 5% dessa de muçulmanos (de acordo com o censo do IBGE de 2010). Os primeiros muçulmanos apareceram na cidade na década de 1940, porem os números mais expressivos só apareceram na década de 1950. Esses primeiros muçulmanos eram árabes comerciantes, porem não houve união entre eles até a década de 1980, quando começaram a construir a mesquita local. A Mesquita foi fundada em 1982, e isso ajudou com que diversos árabes não deixassem a cidade, pois realçaram seu sentimento de grupo.

Alunos do ILAEI no interior da mesquita

Com o aumento dos muçulmanos na cidade e a mudança do Sheik Osman para a cidade, um sudanês muçulmano, criou-se na cidade o Instituto Latino-Americano de Estudos Islâmicos (ILAEI), que rapidamente cresceu e hoje agrega alunos de todas as partes do país. O Instituto oferece aulas de Dawah (Divulgação do Islam) e de Língua Árabe.

Comentários

  1. Há também uma publicação bastante interessante sobre a Mesquita de Maringá (Sheikh Mohamad Ben Nasser Al Ubudi) em:
    http://filhadaalvorada.blogspot.com.br/2012/02/mesquitas-do-brasil-mesquita-de-maringa.html

    ResponderExcluir
  2. Sou apaixonada pela cultura árabe e gostaria muito de aprender o idioma. Já estudo por video aulas na internet e tenho um pouco do vocabulário...mas quero aprender falar fluente e entender. Moro em Maringá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mesquita tem aulas segunda e quarta a noite de língua árabe .

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP