MINEIROS LANÇAM REVISTA CIENTÍFICA

Complexidade do mundo islâmico é traduzida em revista

Com o universo islâmico como plano de fundo, Pedro Fonseca, iranólogo e colaborador da Fundação Internacional OASIS, lança no dia 31 de janeiro, em Belo Horizonte, a revista Âyiné, publicação que traz para o mercado editorial brasileiro uma produção inédita de trabalhos exclusivos sobre a complexa realidade do mundo islâmico.

A ideia da publicação veio da necessidade de uma aproximação cultural entre o Brasil e os países de cultura islâmica, tendo em vista que os laços econômicos entre as duas culturas têm se tornado cada vez mais recorrentes. Foi para suprir essa carência que surgiu a Âyiné. “Comecei a estudar a fundo o mundo oriental e percebi o quanto ainda se tem uma visão estereotipada dessa cultura”, explica Pedro. A linha editorial da publicação permitirá que o leitor tenha um contato diferente com os países de cultura islâmica, destacando que seu conteúdo se distanciará do que é noticiado pela mídia factual. Os textos serão produzidos em português, originais ou traduzidos, e por importantes personalidades e exímios entendedores do mundo oriental.

O que difere essa publicação de outros trabalhos publicados sobre o tema, é o seu time de colaboradores que conta com importantes jornalistas e orientalistas das principais universidades do mundo, conferindo assim um caráter internacional à publicação.

Evento de lançamento

Para apresentar a revista ao público mineiro, os idealizadores da Âyiné promoverão um coquetel no dia 31 de janeiro (quinta-feira), no Cine Usiminas Belas Artes, às 21h. Além de apresentar o projeto original da revista, os convidados poderão visitar a exposição “Um golfo, um estreito e um mar” (1975-1995) do fotógrafo italiano Riccardo Zipoli. As imagens estarão expostas no Cine Belas Artes até dia 03 de março de 2013. Saiba mais sobre o trabalho de Zipoli www.riccardozipoli.com . Ainda na mesma noite, a cantora italiana Ambra Drius fará uma apresentação.

Serviço

Data: 31 de janeiro

Local: Cine Usiminas Belas Artes - Belo Horizonte

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1581 - Lourdes

Horário: 21hrs

Comentários

  1. Salam, blogueiro!

    ótima notícia sobre a revista. Quando estará nas bancas?

    À propósito, há um video cultural em meu blog, confira.

    Muita Paz.

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma revista cientifica, creio q por enquanto só estará disponivel nas faculdades mineiras. Assim que tiver mais informações aviso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP