O ISLAM EM LONDRINA - PR

A cidade de Londrina, no interior do Paraná, é muito conhecida por seu clima tipicamente do sul, por suas paisagens e também sua religiosidade. A cidade foi uma das que mais rapidamente cresceu no Paraná, fundada no inicio do século XX, hoje conta com mais de meio milhão de habitantes e uma economia de fazer inveja em muitas cidades brasileiras.

Os muçulmanos chegaram a cidade quase que junto com a fundação da cidade, eram libaneses em geral, atraídos pelas novas oportunidades econômicas que uma cidade recém-fundada podia oferecer, porem a construção da mesquita seria somente anos depois. A construção da mesquita somente começou na década de 1960, e é tida como a segunda mesquita a ser construída no interior do Paraná, pois as demais só apareceriam na década de 1980. 

Desde o inicio, os organizadores da mesquita conseguiram trazer investimentos do exterior para a construção da mesma. O ano de inauguração da Mesquita fica meio em lacuna, as páginas oficiais da mesquita, como seu site, seu perfil no facebook e seus frequentadores falam que a mesquita foi fundada em 1968, já o site da prefeitura de Londrina fala que a mesma foi fundada em 1975, levando a direção deste blog a crer que a mesquita foi fundada em 1968, porem outras partes em anexo mas que hoje também são chamadas de mesquita foram fundadas em 1975.

Um fato curioso da fundação da mesquita é que a mesma foi fundada por árabes e por muito tempo quase não houveram brasileiros muçulmanos, mas na fundação em 1968 havia várias faixas com escritas em língua portuguesa, e bandas de musica marcial londrinenses tocaram na inauguração da mesma e participaram das cerimônias de inauguração, porem não se tornaram muçulmanos naquela época.

A mesquita leva o nome de Mesquita Rei Faisal, em homenagem ao Rei Faisal II, rei do Iraque em meados da década de 1950 e 60. Hoje a mesquita conta com amplos espaços de oração, salas de eventos, e outros. Não se sabe ao certo quantos muçulmanos há em Londrina, porem apesar de ter a segunda mesquita mais antiga do interior do Paraná, a comunidade não é uma das maiores do Paraná, acredita-se que haja em torno de 200 muçulmanos em Londrina. A comunidade islâmica londrinense é inteiramente sunita, não há adeptos de outras escolas na cidade. Seguem os ddos da comunidade abaixo para aqueles que desejarem conhecer:

Sociedade Beneficente Muçulmana do Norte do Paraná
Rua São Marcos, 125 - Vila Siam.
Fone: (0xx43) 3323-0100. CEP: 86039-020



Comentários

  1. Estou lendo sobre a religião islâmica e confesso que estou me apaixonando. Estou tirando muitas duvidas que tinha por falta de conhecimento

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP