CONGRESSO DO CDIAL ACONTECEU EM SÃO PAULO

Nos dias 7 e 9 de fevereiro de 2014, sábios muçulmanos vindos de várias partes do mundo se reuniram no salão de eventos do Hotel Gran Estanplaza, em São Paulo, para o 27º Congresso Internacional dos Muçulmanos da América Latina e do Caribe onde debateram o tema: “Os Fundamentos do Diálogo Entre as Minorias Muçulmanas”.
A abertura oficial do evento aconteceu no dia 9, às 20h e teve a presença de pensadores, líderes religiosos, políticos, corpo diplomático dos países árabes muçulmanos, representantes das associações e comunidades muçulmanas do Brasil e do exterior e também da comunidade muçulmana.
A cerimônia teve seu início com a leitura do Alcorão Sagrado, e prosseguiu com discursos proferidos pelos convidados dentre eles o Deputado Federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP), que disse ser solidário ao povo muçulmano em todo o mundo, e destacou a importância da tolerância religiosa e do respeito mútuo entre os povos, ressaltou a sua profunda admiração pelo Islam, pelo profeta Muhammad e pelo Alcorão, falou também dos valores pregados pela religião islâmica aos seus seguidores, valores estes que são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade, mais justa, igualitária e humana.
O presidente do CDIAL sr. Ahmad Ali Saifi, falou na abertura sobre a importância deste congresso para a comunidade muçulmana como um todo, agradeceu a todos os participantes e palestrantes, que vieram de todas as partes do mundo para enriquecer ainda mais o congresso.
Em suas falas os palestrantes abordaram a importância da diálogo entre as minorias muçulmanas da América do Sul, em cada palestra foram debatidos cinco tópicos onde os participantes puderam interagir com os palestrantes sobre os diversos aspectos do diálogo inter-religioso, ao final do congresso palestrantes e participantes fizeram as suas considerações finais, agradeceram o CDIAL pela realização deste congresso que ao longo destes 26 anos tem tido um papel fundamental na ampliação dos debates relacionados à comunidade muçulmana na América do Sul, trazendo grandes pensadores do mundo Islâmico para auxiliar a comunidade do continente na busca por soluções para os diversos problemas enfrentados pelos muçulmanos ao longo destes anos.  
Fizeram também um agradecimento especial ao sr. Ahmad Ali Saifi presidente do CDIAL, pelo seu incansável esforço em propagar a religião do Islam e por seu apoio na realização do 27º Congresso Internacional dos Muçulmanos da América Latina e do Caribe.  
Elogiaram o Governo Federal do Brasil e ao seu povo pela tolerância, e pela forma fraterna como acolheu a comunidade muçulmana em seu território, nos permitindo abrir as portas do trabalho de divulgação e de cooperação política permitindo a realização do congresso neste país abençoado.
Texto copiado de: http://www.islambr.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=956%3A-27o-congresso-internacional-dos-muculmanos-da-america-latina-e-caribe&catid=36%3Amanchetes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ISLAMISMO EM BELO HORIZONTE - MG

A MESQUITA DE CAMPO GRANDE - MS

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP