terça-feira, 18 de agosto de 2015

A MESQUITA DE LAGES SC


Hoje, em nosso blog, depois de um longo tempo sem escrever no mesmo, chegamos a nossa segunda Mesquita do estado de Santa Catarina, é uma das duas do estado, e uma das 4 comunidades islâmicas do estado, a Mesquita da cidade de Lages (numa publicação anterior já falamos sobre a Mesquita da cidade de Criciúma). A cidade de Lages está localizada no sul do estado, sendo que seu município já faz divisa com o estado do Rio Grande do Sul, e possui uma população de cerca de 150 mil habitantes, fazendo dela uma das maiores do estado.

Acredita-se que os primeiros árabes a chegarem a Lages na década de 1960, apesar de não ter dados ou trabalhos falando claramente sobre isso, mas sabe-se que em sua grande maioria eram sírios e libaneses cristãos que deixaram seus países. Porém entre tais, como em toda onda migratória notamos também a presença de muçulmanos, que logo começaram a ser organizar e em Abril de 1980 os muçulmanos abrem a Sociedade Islâmica de Lages, como relatam os jornalistas da época, e começam a construir a mesquita local para os muçulmanos ter um local grande de reunião. Assim, depois de alguns anos de trabalho, em 1986 é fundada a Mesquita da cidade de Lages. Por cerca de treze anos, essa foi a única mesquita do estado de Santa Catarina.

A mesquita de Lages tem uma bela arquitetura, contrasta as cores de verde e branco pelo lado de fora, e por dentro a beleza na distribuição de cores, na posição dos móveis e luminárias dá grande beleza ao local. Nela ainda há, além do amplo salão de rezas, uma biblioteca, salas para aulas e aposentos para o Sheik. A comunidade muçulmana local é totalmente sunita, e é formada por cerca de aproximadamente 50 famílias, muitas com origem árabe, porém já há um grande número de revertidos brasileiros, e a mesquita fica aberta sempre para atividades e visitas de alunos ao local. A mesquita é uma das poucas no interior do Brasil que fica aberta para todas as orações diárias dos muçulmanos em todos os horários (menos a da manhã) e todos os dias. O líder religioso local é o libanês Sheik Osman Mohamed Charif, e está ligada a CDIAL, sediada em São Bernardo do Campo, SP. A mesquita é aberta a quem quiser visita-la.

Endereço:

Avenida Castelo Branco, 583, Universitário, próximo a UNIPLAC, Lages, SC.

FONTE:

www.clmais.com.br/informacao/

3 comentários:

  1. Assalam Alaykum, Hussein,
    muito bom conhecer a mesquita através da foto e saber da história.
    visite meu blog também, se puder comentar, agradeço,
    Paz para todos.

    ResponderExcluir
  2. Olá Hussein.
    Conheci a mesquita de Lages e tenho dúvidas em relação ao significado dos símbolos pintados nas paredes. Tenho a foto caso queira ver... meu e-mail: amandaloss02@yahoo.com
    Aguardo uma resposta! Grata

    ResponderExcluir
  3. por que as mulheres na pode entra só pra saber.pois quero muito ir na mesquita mais nao sei como me comporta obrigada

    ResponderExcluir