quarta-feira, 26 de outubro de 2016

A MESQUITA DE CAMPINAS - SP

Depois de ficarmos sem vir a esse blog por um longo tempo, aqui estamos de volta, hoje para falar de uma das belas mesquitas e comunidades islâmicas do interior de São Paulo, a da cidade de Campinas.

A cidade de Campinas se localiza no leste do estado, bem próxima a Jundiaí e Bragança Paulista, no caminho de Ribeirão Preto para a capital. Tendo sido fundada em 1774, a cidade cresceu muito, pois sempre atraiu pessoas de diversos lugares do país e hoje é a terceira maior de São Paulo, com mais de 1 milhão de habitantes, o que garante a 4a maior renda do estado. Com tantos atrativos, lógico, começou a atrair comerciantes árabes (libaneses e sírios principalmente) para a cidade, onde alguns deles, muçulmanos, começaram a se reunir ainda na década de 1960.

Assim, nessa década de 1960 os comerciantes libaneses muçulmanos e também alguns de outras nacionalidades começaram a se reunir para fazer orações em conjunto, e no final da década já tinham resolvido construir a mesquita e fundado a Sociedade Islâmica de Campinas (SIC) e logo começaram a construção da mesquita. A mesquita foi então fundada em 26 de abril de 1977, sendo assim a terceira mais antiga do estado.

A mesquita conta com a liderança atual do Sheik Mahmoud Abdelmotajali, egípcio, que começou a ministrar sermões e aulas no início deste ano. A mesquita ficou um longo tempo sem Sheik, devido a problemas locais, porém nesse momento já tem um novo. A mesquita conta com amplos locais, jardins e pátios para a confraternização dos muçulmanos locais, que já são das mais múltiplas nacionalidades, inclusive brasileiros, contando com aulas de idiomas e religião ministradas para brasileiros no local.

Quem quiser visitar, a mesquita está localizada na Rua Rua Professor Nicolau Marchini, 87, São Quirino, Campinas, SP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário